Home Sem categoria Biodiversidade aumenta rendimentos e diminui pragas.

Biodiversidade aumenta rendimentos e diminui pragas.

0

Uma equipe de 100 pesquisadores de todo o mundo, coordenada pela Universidade de Würzburg e pela Eurac Research, confirmou as vantagens da biodiversidade. Eles garantem que os campos agrícolas que produzem de acordo com o ecossistema sejam melhor protegidos contra insetos nocivos através do controle biológico, promovam a polinização e produzam mais. 

Um dos especialistas que participou da pesquisa internacional, Pablo Cavigliasso, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), na Argentina, explicou que é “essencial” tomar consciência do impacto de nossas práticas no funcionamento dos ecossistemas. Nesse sentido, ele enfatizou a necessidade de repensar o atual modelo produtivo, em prol do nosso sustento, e observou que “é necessário conciliar a produção de alimentos com a conservação de habitats que fornecem recursos para a biodiversidade associada”. 

Nesse momento, Cavigliasso foi mais longe e afirmou que “embora na Argentina exista muita informação disponível sobre a importância e os benefícios da biodiversidade, exceto em casos muito específicos de certos setores produtivos de pequena escala, em geral, a setor produtivo desconhece”. 

Para o pesquisador do INTA, “a biodiversidade e si é o componente dos ecossistemas que os configuram, lhes confere identidade e lhes dá resiliência funcional às mudanças externas”. Segundo Cavigliasso, à medida que os ecossistemas são simplificados, as comunidades que os compõem também geram uma diminuição no número de espécies que os compõem. 

“A perda de espécies ou biodiversidade faz com que, diante das mudanças globais, nossos sistemas estejam sujeitos aos serviços prestados por espécies generalistas que, em todos os casos, não realizariam o trabalho da melhor maneira”, conclui. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here