Home Sem categoria Embrapa busca cada vez mais recursos na iniciativa privada.

Embrapa busca cada vez mais recursos na iniciativa privada.

0

Em entrevista exclusiva à reportagem do Portal Uagro/DATAGRO, nesta última segunda-feira (23), no Congresso Internacional da Indústria do Trigo, em Campinas (SP), o presidente da Embrapa, Celso Moretti, afirmou que o órgão busca diminuir a dependência do orçamento do Tesouro Nacional, procurando cada vez mais costurar acordos com a iniciativa privada, que resultem em novos recursos para a pesquisa agrícola.

Neste sentido, Moretti disse que viu com muito bons olhos a aprovação da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal de Projeto de Lei, que inclui entre os recursos da Embrapa os oriundos do licenciamento para exploração comercial das tecnologias, dos produtos, dos serviços e dos direitos de uso da marca.

Segundo Moretti, o desafio de melhorar a transferência de tecnologia para o pequeno produtor também encontra em parcerias com o setor privado uma alternativa interessante. “Um dos caminhos para o pequeno produtor ter acesso à inovação é se vincular a associações e/ou cooperativas.”

Rumos da pesquisa agrícola

O presidente da Embrapa ressaltou que novas tecnologias do órgão relativas à cultura do trigo estão sendo testadas no Centro-Oeste e até na região Nordeste, apresentando, inclusive bons resultados preliminares. “Tenho certeza que por meio da pesquisa agrícola, podemos sim avançar na produção de trigo.”

Moretti salientou, ainda, que a Embrapa está atenta a novidades em nanotecnologia e técnicas de edição genômica. “Neste último caso, por exemplo, já estamos investindo em pesquisas relacionadas à adaptação da soja à seca, bem como de busca de soluções de combate à doença da ferrugem asiática.”

Ademais, o presidente da Embrapa frisou que há um enorme desafio de se explicar melhor o uso da Ciência na agricultura. “Estamos perdendo a batalha da comunicação, precisamos comunicar mais e melhor, tendo a habilidade de usar a linguagem que a sociedade entende.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here