Mais pluma e mais caroço de algodão.

A área semeada com algodão cresceu nas últimas temporadas. Em 2017/18 houve incremento de 25,1% na área com a cultura, frente a safra 2016/17. Em 2018/19 o aumento foi de expressivos 37,8% e para a temporada atual a estimativa é de crescimento de 2,7% (Conab).

Os aumentos na área foram puxados pela valorização da pluma no mercado interno. Na temporada atual, apesar da queda na cotação em relação ao ciclo passado, o preço está em um patamar historicamente bom, o que manteve o incremento em área, porém, em um ritmo menor que o observado em anos anteriores.

A semeadura da segunda safra de algodão (2019/20) está em andamento e representa aproximadamente 85% da produção nacional. Mato Grosso e Bahia são os principais produtores nacionais, com 88,7% da produção prevista para essa temporada.

PRODUÇÃO DE PLUMA E CAROÇO.

O crescimento da área plantada deve compensar, em parte, a expectativa de queda de 1,6% na produtividade média das lavouras em 2019/20, na comparação com a safra passada, devido a previsão de clima menos favorável. Com isso, o Brasil deverá colher 2,75 milhões de toneladas de algodão em pluma, 1,1% mais em relação ao ciclo anterior.

A produção de caroço de algodão está estimada em 4,13 milhões de toneladas em 2019/20, também 1,1% mais que o produzido anteriormente. Essa maior disponibilidade interna “segurou” as cotações do caroço de algodão no segundo
semestre de 2019, quando os preços do farelo de soja subiram no mercado interno. 

Levando em conta mais um ano de aumento da disponibilidade interna de caroço, a expectativa é de uma menor pressão sobre as cotações do insumo, que assim como o farelo de algodão pode ser uma alternativa proteica para a nutrição de bovinos. Além da questão do frete, é preciso atenção ao período de maior oferta desses produtos, a partir de julho/agosto, com a colheita da segunda safra de algodão.

publicado
Categorizado como Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *