Os benefícios do grão-de-bico para a saúde

A leguminosa que é a mais pop da atualidade  integrava a lista de suprimentos encontrados nas tumbas dos faraós, incluindo o célebre Tutancâmon. Mas o alimento de sabor suave e macio depois de devidamente cozido merece muito espaço no cardápio em qualquer época. O grão-de-bico, além de versátil e proteico traz diversos benefícios para a saúde.

Conhecido como “grão da felicidade”, ele faz jus ao nome pois tem na sua composição uma boa quantidade de triptofano, um aminoácido importante na produção de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Isso mesmo, ele provoca no organismo uma sensação semelhante àquela que sentimos ao comer um pedaço de chocolate.

E o grão-de-bico está cada vez mais reconhecido na mesa dos brasileiros. Carlos Vieira, nutricionista que escreve para o SAUDAVEL&FORTE, aponta que o crescimento de dietas vegetarianas e veganas contribuíram para a popularização do seu uso em diversas receitas, mas sua versatilidade agrada o paladar de pessoas de diversos gostos.

Seja como base para o clássico homus, a famosa pasta árabe, aparecendo como protagonista em saladas ou até mesmo se tornando um delicioso petisco, as possibilidades são inúmeras. E ele ainda conta com diversos antioxidantes, que são substâncias que neutralizam a ação dos radicais livres, o que ajuda a proteger e zelar pelo funcionamento do cérebro.

Além de ser uma grande fonte de proteínas que ajuda a substituir a carne, o grão-de-bico ainda é fonte de carboidratos, vitaminas, fibras e minerais, sendo um importante aliado em dietas para emagrecimento, pois a proteína tem um efeito térmico alto e o corpo queima muita energia, na forma de calorias, para quebrá-las em seus aminoácidos individuais.

O seu consumo também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, uma vez que ele possui uma grande quantidade de fibras. Essas fibras ajudam ainda no controle do colesterol, uma vez que auxiliam na eliminação de gordura do organismo. Ao retardar a absorção de gorduras e açúcares, o grão-de-bico prolonga a sensação de saciedade e evita os picos de glicose no sangue.

E os benefícios vão além da saúde física, mas também emocional. Ao produzir serotonina, como já citado acima, ele pode ser uma opção mais saudável e menos calórica que um doce, por exemplo, auxiliando na redução de sentimentos como tristeza, ansiedade e irritabilidade.

O grão-de-bico também contribui para aliviar os sintomas da TPM. A vitamina B6, contida no alimento, atua inibindo a aldosterona, hormônio que na fase pré-menstrual, regula a excreção de sódio e é responsável pela retenção de líquido e o inchaço

Essa incrível leguminosa ainda é rica em ácido fólico, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio e fósforo, nutrientes essenciais para diversas funções importantes do organismo. Com isso ajuda a proteger o corpo de doenças cardíacas, diabetes e prevenir até vários tipos de cânceres, incluindo o câncer de cólon, de mama, pulmão e o crescimento tumoral.

publicado
Categorizado como Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *