Home Sem categoria Revolução agrícola de formigas começou há 30 milhões de anos.

Revolução agrícola de formigas começou há 30 milhões de anos.

0

Milhões de anos antes dos humanos descobrirem a agricultura, vastos sistemas agrícolas estavam prosperando abaixo da superfície da Terra, inclusive o das formigas. As fazendas subterrâneas, que produziam vários tipos de fungos, eram cultivadas e mantidas por colônias de formigas, cujos descendentes continuam praticando a agricultura hoje. 

Ao traçar a história evolutiva dessas formigas produtoras de fungos, os cientistas do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian aprenderam sobre uma transição importante na evolução da agricultura de insetos. Essa transição permitiu que as formigas atingissem níveis mais altos de complexidade na agricultura, rivalizando com as práticas de agricultura humana, a domesticação de culturas permanentemente isoladas de seus habitats selvagens e, assim, tornou-se dependente de seus agricultores evolução e sobrevivência. 

Os cientistas liderados pelo entomologista Ted Schultz, curador de formigas do museu, relatam que a transição provavelmente ocorreu quando formigas começaram a viver em climas secos, onde os fungos que gostam da umidade não poderiam sobreviver por conta própria. A descoberta vem de uma análise genética que traça as relações evolutivas de formigas agrícolas e não agrícolas com habitats úmidos e secos nos neotrópicos. 

Cerca de 250 espécies de formigas produtoras de fungos foram encontradas em florestas tropicais, desertos e pastagens nas Américas e no Caribe, e essas espécies são divididas em dois grupos diferentes, de acordo com o nível de complexidade de suas sociedades agrícolas, agricultura inferior e superior. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here