Setor produtivo rural aprova decreto referente a entrada de bancos estrangeiros no país.

A Sociedade Rural Brasileira (SRB) divulgou comunicado no qual exalta a iniciativa do Governo Federal de incentivar no País, por meio do decreto 10.029, a instalação de instituições financeiras domiciliadas no exterior. Com a medida, caberá apenas ao Banco Central dar o aval para o ingresso de instituições no sistema financeiro nacional, acabando com a necessidade de uma autorização do Presidente da República a cada vez que um banco estrangeiro queira instalar filial no Brasil. 

Para a entidade, o decreto sinaliza a intenção do governo de ampliar a concorrência entre os bancos, reduzir juros e destravar a economia.

O decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelo presidente do Banco Central, Roberto de Oliveira Campos Neto, foi publicado no Diário Oficial na última sexta-feira (27). A medida ainda autoriza o Banco Central a aumentar o percentual de participação de estrangeiros no capital de instituições financeiras com sede no Brasil.

Ainda de acordo com a SRB, o País deve agora mirar novas ações de incentivo ao crédito e retomada econômica, começando pela aprovação das reformas estruturais, como a previdenciária e a tributária. Outro projeto liderado pela entidade que pode ajudar a ampliar os investimentos estrangeiros no País é o PL 2963, que viabiliza a venda ou arrendamento de propriedades rurais para empresas brasileiras de capital estrangeiro.

publicado
Categorizado como Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *