Sistema de irrigação pode trazer economia de até 40%.

Uma parte importante da agricultura só se viabiliza mediante a aplicação artificial de água. Em regiões afetadas por escassez em períodos específicos do ano, diversas culturas viabilizam-se apenas com a aplicação suplementar de água.

O uso da irrigação traz diversos benefícios, tais como o aumento da produtividade, a redução de custos unitários, a atenuação de riscos climáticos/meteorológicos e a otimização de insumos e equipamentos. A irrigação também é fundamental para o aumento e a estabilidade da oferta de alimentos e consequente aumento da segurança alimentar.

Com o  objetivo de reduzir o volume de água utilizado para o cultivo de pimenta do reino, o produtor rural Cicero Candido passou a utilizar em sua propriedade, localizada no município de Castanhal, o sistema de irrigação por microaspersão da Santeno.

Em comparação com o uso do sistema de irrigação por gotejo, Candido percebeu, em pouco tempo, que o sistema da Santeno irriga diretamente nas raízes das plantas de pimenta-do-reino, reduzindo o desperdício de água e também evitando o crescimento de ervas daninhas.

“O sistema de irrigação da Santeno superou todas as nossas expectativas. Além de termos uma economia na água utilizada para o cultivo, conseguimos também elevar a qualidade final do produto comercializado, contribuindo para aumentar a nossa rentabilidade”, destaca o produtor rural.

Isso ocorreu porque o sistema de irrigação por microaspersão da Santeno tem jatos direcionados a cada 1m, reduzindo, desta forma, a vazão total da água e aumentando a quantidade de linhas laterais para irrigar.

No caso do produtor rural Cicero Candido, a redução foi de aproximadamente 40% na vazão total de água, contribuindo para a total integridade das propriedades da pimenta-do-reino e resultando em um produto de intenso sabor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *