Última etapa do Crop Tour da Conab conclui análises de produtividade da soja.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) percorreu em março as principais regiões produtoras de soja do país para medir a produtividade das lavouras da cultura antes da realização da colheita. Chamadas de Crop Tour, as visitas aconteceram antes do período de colheita, quando a cultura está na fase de enchimento de grãos. Vale destacar que essa saída ocorreu antes das medidas restritivas de prevenção ao coronavírus, que começaram a ser adotadas pela empresa há algumas semanas, conforme orientações do Ministério da Saúde.

A mensuração é feita por meio de um método objetivo, onde os técnicos entram nas lavouras, contam o número dos pés de soja, medem o espaçamento entre linhas e contam a quantidade de grãos por planta, estimando assim a produtividade daquele local. Ao todo, foram 16 roteiros de visitas da Conab na região produtora de soja do país, com viagens que iniciaram em janeiro.

Foram coletadas mais de mil amostras de soja em 10 estados: Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, que juntos correspondem a 92% da produção brasileira. A amostragem contribuirá para reforçar os resultados das últimas estimativas.

Os estudos permitirão também à Conab aprimorar as estatísticas relativas à cultura e estreitar os laços de parceria com o produtor rural por meio da pesquisa. A estimativa de produtividade com coletas em campo é uma ferramenta complementar à avaliação de safras, realizada mensalmente pela Companhia e que conta com mais de 75 técnicos e cerca de 900 informantes em todo o país.

Além das condições da cultura e o rendimento médio das lavouras, a Conab, em conjunto com as empresas privadas que realizaram o Crop Tour, verificou a semeadura de algodão e das culturas de segunda safra, como o milho.

Fonte: Conab

publicado
Categorizado como Sem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *